16/04/2013

Secretário de Energia faz apresentação sobre iluminação pública aos prefeitos do Estado de São Paulo

O secretário José Aníbal participou, na manhã desta terça (16), do seminário sobre Gestão da Iluminação Pública, organizado pelo Cepam (Centro de Estudos e Pesquisas de Administração Municipal).

O tema central do evento foi a resolução 414/2010 da Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica), segundo a qual as prefeituras deverão assumir, até o dia 31 de janeiro do próximo ano, a responsabilidade pela elaboração de projetos, implantação, expansão, operação e manutenção das instalações de iluminação pública.

“É importante os prefeitos fazerem desse desafio uma oportunidade para melhorar o serviço. Iluminação pública significa qualidade de vida, autoestima da população, a valorização de monumentos, praças, de toda a cidade”, afirmou José Aníbal.

Com o intuito de esclarecer os prefeitos e responsáveis pela gestão deste serviço, a Secretaria de Energia tem participado de uma série de eventos, além de ter preparado uma cartilha que aborda os principais aspectos referentes à iluminação pública.

Custos de operação e manutenção dos sistemas (equipamentos, eficiência energética e qualidade) e gestão da energia elétrica para redução das despesas são alguns dos assuntos apresentados pela publicação, distribuída aos presentes.

O evento contou ainda com a participação de vários especialistas, entre os quais Genésio Betiol Júnior, diretor de Eficiência Energética da SEE, que apresentou os “Aspectos Econômicos da Gestão da Iluminação Pública nos Municípios: Investimentos e Custos de Operação e Manutenção”.

“Queremos contribuir com subsídios para que os municípios tenham tempo de se adequar e atender a todas as exigências previstas pela resolução, além de estimular o debate em torno do tema”, explicou Lobbe Neto, presidente do Cepam.