24/05/2013

Secretário José Aníbal visita feira de tecnologia e inteligência ecológica em Bauru

O secretário José Aníbal fez uma palestra, na tarde desta quinta-feira (23), em Bauru, sobre energias renováveis no Estado de São Paulo e destacou as oportunidades na região.

“Publicamos dois estudos que mostram os potenciais eólico e solar do Estado e ambos identificam que a região de Bauru pode abrigar usinas de geração a partir dessas fontes renováveis de energia. Além disso, como grande produtora de cana-de-açúcar, também tem todas as condições para continuar a desenvolver e a ampliar o uso desse insumo para produção de energia limpa”, explicou José Aníbal.

A apresentação aconteceu durante a 3ª edição conjunta do Festieco 2013 (Festival de Tecnologia e Inteligência Ecológica), e IV Fimab (Feira Integrada de Meio Ambiente de Bauru). Ambos realizados, entre os dias 23 e 26 de maio.

Os eventos também contaram com a participação de vários expositores que mostram para os visitantes – empresários, investidores, estudantes e público em geral – tecnologias alinhadas com o desenvolvimento sustentável, entre elas o processo de coleta e rerrefino de óleo lubrificante usado, óleo de cozinha, reaproveitamento de materiais, como PETs e água da chuva.

“O Estado de São Paulo conta com a matriz energética mais limpa de todo o Brasil, com a participação de 56% de fontes renováveis, e bem acima da média mundial, que é de 13%. O Festieco é uma ocasião importante para compartilharmos essa experiência, estimulando o surgimento de empreendimentos que contribuam para alcançarmos as metas propostas pelo Plano Paulista de Energia, que prevê a participação de 69% de fontes renováveis, até 2020″, afirmou o secretário.