11/06/2013

Secretaria de Energia apoia Frente Parlamentar para debater exploração de gás

O secretário de Energia em exercício, Ricardo Achilles, participou na manhã desta terça-feira, (dia 11), da cerimônia de lançamento da Frente Parlamentar em Apoio a Exploração do Gás Natural em São Paulo. Reunidos no auditório Franco Montoro, na Assembleia Legislativa, empresários, autoridades e convidados do setor de energia puderam expor as vantagens da exploração das diferentes maneiras de aproveitamento do gás, com diferentes origens, seja fóssil ou de biomassa. A Frente Parlamentar é formada por dez deputados membros e mais 27 apoiadores, de diferentes partidos.

O secretário comemorou a iniciativa, que abre mais uma frente de debate “da qual fazemos questão de fazer parte para discutir as diversas possibilidades de criação de postos de trabalho, distribuição de riqueza e estímulos aos setores industriais, especialmente o de pisos e cerâmicas”. Achilles destacou a necessidade de uso do gás natural, que trata-se de uma “riqueza e um diferencial competitivo do Estado de  São Paulo”. Para o secretário, este insumo “pode não estar sendo bem aproveitado no momento, devido aos critérios de preços, que são controlados pela Petrobras”, afirmou.

Dados apresentados por representantes da iniciativa privada, que participaram do ato, demonstram a importância do uso do gás no Estado. O presidente da Comgás, Luiz Henrique Guimarães, destacou que o custo do km rodado utilizando o GNV (Gás Natural Veicular), é 55% mais barato do que o do etanol e o da gasolina. O diretor-presidente da empresa Gás Brasiliano, Walter Fernando Piazza, destacou o crescimento do investimento nos próximos quatro anos, que tem previsão de aumento de 115% até 2016, além da ampliação de sua rede de 836 km para 1.262 km.