14/06/2013

Secretaria de Energia propõe estudo para desenvolvimento da indústria paulista para a Bacia de Santos

A Secretaria de Energia organizou na última terça (4) uma reunião de trabalho sobre a cadeia de fornecedores da indústria de petróleo e gás no Estado de São Paulo, com participação de representantes da Petrobras e do IPT (Instituto de Pesquisas Tecnológicas).

As três instituições vão atuar em conjunto na detecção dos desafios para estimular a competitividade da indústria paulista, por meio do aumento de sua capacidade produtiva para o fornecimento de bens e para prestação de serviços, da elevação da qualificação técnica e profissional e do desenvolvimento tecnológico e da inovação.

O IPT deve mapear as micro, pequenas e médias empresas que atuam no fornecimento para a cadeia de petróleo e gás natural.

O estudo vai permitir a elaboração de um diagnóstico da situação atual das empresas de São Paulo no setor. A partir de então, as instituições proporão ações que estimulem o desenvolvimento das indústrias já atuantes, com potencial salto tecnológico, e a entrada de novas no setor petrolífero.

Participaram por parte da Petrobras Victor Jose De Saboya Oliveira, gerente de fornecimento de bens e serviços, e Rosewelter Balbino De Barros, coordenador de conteúdo local e relacionamento com o fornecedor externo. Do IPT, Mari Tomita Katayama, diretora do núcleo de apoio às micro e pequenas empresas, e Vicente Mazzarella, coordenador geral de projetos especiais.