30/08/2013

‘Questão do lixo é crucial’, afirma José Aníbal, em reunião de Consórcio de Resíduos Sólidos da região de Campinas

O secretário José Aníbal participou nesta sexta-feira (30) de reunião do Consimares (Consórcio Intermunicipal de Manejo de Resíduos Sólidos da Região Metropolitana de Campinas).

No encontro, o secretário propôs uma aproximação da Secretaria de Energia e das prefeituras para discutir as formas mais adequadas para solucionar a destinação dos resíduos.

As cidades buscam soluções conjuntas para atender às legislações estadual e federal, que propõem novas regras para destinação final do lixo, a partir de 2014.

“A questão do lixo é crucial, daqui a pouco não tem onde colocar”, disse o secretário.

Estavam presentes no evento prefeitos, vice-prefeitos e representantes de municípios que compõem o Consimares (Santa Bárbara D’Oeste, Nova Odessa, Sumaré, Monte Mor, Capivari, Hortolândia, Americana e Elias Fausto).

De acordo com o secretário, os municípios poderão alcançar esse objetivo, com projetos que envolvam campanhas de educação ambiental e de coleta seletiva, “que dialoguem com a comunidade”.

José Aníbal afirmou que a Secretaria de Energia está disponível para orientações sobre os projetos mais adequados para a destinação dos resíduos, de acordo com o volume e o tipo de lixo produzido.