09/09/2013

Secretaria de Energia lança o Mapa da Produção Mineral do Estado de São Paulo

A Secretaria de Energia lançou nesta segunda-feira (9), em Sessão Solene na Assembleia Legislativa, o “Mapa da Produção Mineral do Estado de São Paulo”.

O documento integra o Programa Estadual de Mineração e oferece um diagnóstico da atividade mineral paulista, com informações sobre unidades de preservação, logística e geologia.

Para o secretário de Energia, José Aníbal, a mineração tem um papel essencial na qualidade de vida das pessoas. “Para construir a (avenida) Paulista e as marginais dos rios Pinheiros, foram necessárias brita, areia e pedra. A mineração teve um papel decisivo para impulsionar São Paulo”, afirmou.

“Há hoje tecnologias que permitem garantir a sustentabilidade em qualquer atividade e o setor trabalha para garantir o conforto na vida das pessoas e a realização de sonhos, como o da casa própria”, ressaltou.

De acordo com dados levantados pelo Mapa da Mineração, até o final do 1º semestre de 2013, foram identificadas 2.845 minas em operação, em São Paulo. Cerca de 90% da extração se concentram em areia, brita, calcário e argila.

Diariamente, chegam à Região Metropolitana de São Paulo mil carretas de areia por dia. São consumidas na mesma região, 3 milhões de toneladas de brita, por mês.

O Mapa fornece subsídios para o planejamento do território, de forma a estimular o investimento e contribuir com o desenvolvimento integrado do setor.

O Estado de São Paulo é a maior região consumidora de bens minerais do hemisfério sul e o terceiro maior produtor de minérios do país.  As atividades da mineração movimentam cerca de US$ 1 bilhão por ano no Estado e são estratégicas para o desenvolvimento, em destaque no setor de habitação.

O trabalho foi realizado pela Secretaria de Energia/Subsecretaria de Mineração, com o apoio técnico do IPT (Instituto de Pesquisas Tecnológicas) e com informações do DNPM (Departamento Nacional de Produção Mineral).

“Como a maioria dos representantes ressaltaram em suas falas, aqui, a grande vitória recente do setor foi a criação da Subsecretaria de Mineração, pela Secretaria de Energia de São Paulo”, afirmou o deputado estadual João Caramez, durante a Sessão Solene. Ricardo Moraes, superintendente do DNPM-SP(Departamento Nacional de produção Mineral), também comentou o desenvolvimento do “Mapa” “Me dá muita alegria ver o DNPM no Mapa, juntamente com a Secretaria de Energia”, disse.