04/09/2013

Secretário de Energia e prefeitos da região de Campinas discutem plano para resíduos sólidos

Representantes das cidades que integram o Consimares (Consórcio Intermunicipal de Manejo de Resíduos Sólidos da Região Metropolitana de Campinas) se reuniram nesta quarta-feira (4) com o secretário de Energia, José Aníbal, para tratar de soluções para a destinação de resíduos sólidos.

O encontro é resultado da visita do secretário à reunião do Consimares, em Nova Odessa, na sexta-feira (31), quando José Aníbal realizou palestra sobre o tema.

Os municípios estão se movimentando para atender às novas exigências da legislação, que entrarão em vigor a partir de 2014, e estabelecem uma nova forma de administrar os resíduos sólidos gerados pelas suas comunidades, incluindo programas de coletas seletivas, orientação sobre reuso e redução de consumo e destinação do material coletado.

O presidente da EMAE (Empresa Metropolitana de Águas e Energia), Ricardo Borsari, presente no encontro de hoje, visitará a região na próxima quinta-feira (12), para iniciar conversas com equipes jurídicas e responsáveis sobre o lixo da cidade.

A empresa verificará dados técnicos sobre volume e tipo de lixo que as cidades produzem, visando à implantação de uma usina de energia, a partir de resíduos sólidos.

A Secretaria de Energia também estudará os procedimentos jurídicos para a assinatura de um protocolo de intenções entre EMAE, secretaria, consórcio e prefeituras, para a realização do projeto.

Santa Bárbara D’Oeste, Nova Odessa, Sumaré, Monte Mor, Capivari, Hortolândia, Americana e Elias Fausto integram o Consimares.