22/10/2013

CESP patrocina restauração do Instituto de Arquitetura do Brasil

Tombado como patrimônio histórico paulista pelo Condephaat em 2002, o Instituto de Arquitetura do Brasil (IAB), inaugurado em 1953 é um dos marcos da arquitetura moderna de São Paulo. Foi palco de grandes debates sobre questões urbanas, cidadania, lutas sociais e ponto de encontro de intelectuais paulistas a época.

Atualmente o edifício sede do IAB está cercado por tapumes e sua estrutura bastante comprometida.

Diante desta situação, o governador do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin, viabilizou esforços para patrocinar a restauração do edifício com recursos alocados pela Companhia Energética de São Paulo (CESP), através da Lei Rouanet, no valor de R$ 850 mil. A liberação da verba foi anunciada nesta segunda-feira (21), pelo governador.

O investimento é suficiente para recuperar a marquise, calçada pública, auditório no subsolo e instalação de sistema contra incêndio.

O secretário de Energia, José Aníbal, saudou a associação entre o Governo do Estado de São Paulo, Secretaria da Cultura, CESP e IAB para uma iniciativa de reconhecimento e homenagem a uma das maiores realizações de Sampa: uma arquitetura de padrão mundial.