24/10/2013

Secretaria de Energia participa de discussão sobre biogás na 13ª Datagro

O subsecretário de Energias Renováveis da Secretaria de Energia, Milton Flávio, participou do painel “Biodigestão de Resíduos Agrícolas, Nova Fronteira Energética”, na 13ª Conferência Internacional Datagro sobre Açúcar e Etanol, nesta terça-feira (22), em São Paulo.

Milton Flávio destacou a meta do Plano Paulista de Energia, que prevê uma participação de 69% de fontes renováveis na matriz energética de São Paulo até 2020, ante aos atuais 55%. “No Brasil, o Estado que tem mais condição, competência e biomassa para gerar biogás é São Paulo”, comentou o subsecretário em sua apresentação.

Ele apresentou também o Programa Paulista de Biogás, que prevê a adição de um percentual mínimo de biogás ao gás encanado do Estado.  “Além do gás de aterro, nós podemos produzir aqui o biogás a partir da vinhaça, um subproduto da cana, que é nossa vocação natural agrícola”, afirmou.

O coordenador do painel foi Reinaldo Garcia, presidente e CEO da General Eletric para a América Latina. Participaram além do subsecretário, o superintendente de Energias Renováveis de Itaipu Binacional, Cícero Bley, e Alessandro Gardemann, da Geoenergética, de Londrina.