10/10/2013

Secretário de Energia participa de reunião do Conselho de Desenvolvimento da Aglomeração Urbana de Jundiaí

O secretário José Aníbal falou sobre os desafios na contratação de soluções para a manutenção dos ativos de iluminação pública (IP), em reunião com prefeitos e gestores públicos dos munícipios integrantes do Conselho de Desenvolvimento da Aglomeração Urbana de Jundiaí. São sete municípios que integram o comitê, com uma população aproximada de 700 mil habitantes.

“Eu acho que a gente devia tratar a iluminação pública como um bom desafio”. Assim o secretário de Energia iniciou sua apresentação enfatizando aos presentes tratar-se de uma oportunidade para os gestores municipais, já que iluminação pública colabora com o aspecto da segurança pública e qualidade de vida.

Aníbal destacou que o Estado de São Paulo, desde 2011, já conta com 95 municípios que fazem a gestão de iluminação pública, seja com equipes próprias das prefeituras ou em parcerias com a iniciativa privada.

Os esforços da Secretaria de Energia junto à ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica), segundo José Aníbal, contribuíram para a prorrogação por dois anos, de 2011 para janeiro de 2014, da transferência dos ativos de IP. E agora o objetivo é contribuir para que os municípios com menos de 50 mil habitantes possam assumir esses ativos de somente em dezembro de 2014.

A Secretaria de Energia e a agência Desenvolve São Paulo criaram um financiamento exclusivo para iluminação pública. “Nós temos uma linha de financiamento do Desenvolve São Paulo, que é um financiamento do Governo de São Paulo, para aquisição de insumos básicos de iluminação pública”, afirmou o secretário de Estado de Energia.