27/11/2013

José Aníbal fala sobre renováveis e geração de energia alternativa para clubes esportivos

O secretário Estadual de Energia de São Paulo, José Aníbal, realizou palestra sobre energias renováveis nesta terça (26), no Clube Esportivo da Penha. Associados, conselheiros e diretores participaram do encontro.

Aníbal falou sobre a matriz energética de São Paulo e a meta do Plano Paulista de Energia, que propõe saltar dos atuais 56% para 69% de energia limpa em 2020. O secretário abordou também os potenciais eólico e solar do Estado.

Segundo o secretário, as regiões de Piedade/Sorocaba, Jundiaí/Campinas e Bauru/Jaú apresentam bom potencial de geração. Ele ressaltou que todos os componentes desta indústria – de pás e aerogeradores – são feitos no Brasil, basicamente em Sorocaba. “Já estamos simulando instalações de parques eólicos”, afirmou.

Com relação à energia solar, Aníbal expressou que “a incidência de raios solares na pior região de São Paulo é maior do que no melhor lugar da Alemanha, que já opera parques solares imensos. Ano que vem já devemos ter alguns instalados aqui”.

O secretário de Energia destacou que os clubes esportivos podem se beneficiar das fontes alternativas para reduzir seus custos. “O futuro da energia será buscarmos todas essas fontes alternativas. Os clubes deveriam investir em geração fotovoltaica para iluminação nos postes, por exemplo. É um investimento inicialmente expressivo, em torno de R$ 3500 por poste, mas depois não terá mais gasto com conta de luz e a duração da placa fotovoltaica é de 30 anos”, concluiu.