27/11/2013

Secretaria de Energia participa de fórum sobre “smart grid”

O secretário adjunto de Energia, Ricardo Achilles,  participou, nesta terça-feira (26) do 6º Fórum Latino-Americano de Smart Grid 2013. O evento, que aconteceu no Centro de Convenções Frei Caneca,   em São Paulo,  tem como objetivo encontrar soluções empresariais, integradas e definitivas para o uso eficiente de energia. Esta é a principal proposta das redes inteligentes de energia elétrica, ou “smart grids”.

Na abertura do fórum, Achilles falou sobre a importância das energias renováveis dentro da matriz energética do Estado de São Paulo, e citou a Política Estadual de Mudanças Climáticas, uma lei rigorosa aprovada em 2009, que prevê a redução de 20% na emissão de gases do efeito estufa e o aumento da participação de energias renováveis na matriz, dos atuais 55,5% para 69% em 2020.

“O Estado de São Paulo tem potencial muito bom na área de energia solar, eólica e também possui gás natural, mas nos últimos 40 anos soube explorar muito bem a produção de energia hidroelétrica”, disse Achilles.  “O grande desafio de São Paulo, agora, é explorar outras formas de energia que possui em abundância mas ainda não foram usadas adequadamente, como a produção de energia elétrica a partir da bagaço e palha de cana-de-açúcar”, acrescentou.

Para Ricardo Achilles a transformação do setor elétrico mundial apresenta desafios e oportunidades no Estado de São Paulo: “Eu acho que o smart grid é uma grande oportunidade, no Estado de São Paulo e sua implantação precisa se viabilizar como integrante de um conjunto de ações voltadas à transformação de nossas áreas metropolitanas em cidades inteligentes”, afirmou.