08/11/2013

Secretaria de Energia recebe comitiva chinesa interessada em fontes renováveis

O secretário-adjunto Ricardo Achilles representou o secretário de Energia do Estado de São Paulo em reunião com comitiva chinesa da cidade de Foshan, nesta sexta-feira (8).

Após dar as boas-vindas aos visitantes, o secretário-adjunto explicou que São Paulo se destaca no Brasil pelas energias renováveis. “Temos 55% de fontes renováveis em nossa matriz e a maior parte da nossa energia vem da cana-de-açúcar”, disse. “Apenas a região metropolitana da capital tem hoje cerca de 20 milhões. É um desafio imenso coordenar o desenvolvimento com baixo impacto e qualidade de vida.”

O presidente da Conferência Consultiva Política da Cidade de Foshan, Yang Xiaoguang, explicou que sua cidade tem 1.700 anos de história e tem a indústria como principal atividade econômica. “Hoje damos muita importância em diminuir as fontes de poluição e já avançamos muito. Nos tornamos uma cidade ecológica, com reconhecimento do governo chinês”, contou.

Os chineses demonstraram interesse na sustentabilidade da produção de bioeletricidade, etanol e biogás. “O Brasil evoluiu muito em energias renováveis. Queremos aprender com vocês”, disse Xiaoguang.