18/12/2013

Alckmin inaugura unidade móvel para qualificação de trabalhadores da indústria de Petróleo e Gás

O governador do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin, inaugurou, no dia 15, em Santos, a primeira unidade móvel de instrumentação de petróleo e gás do programa “Via Rápida de Emprego”. O programa de qualificação de mão-de-obra é coordenado pelo Centro Paula Sousa. Conhecida popularmente como “carretas”, as unidades móveis são preparadas para o treinamento de trabalhadores com baixa qualificação para serem absorvidos pela indústria de petróleo e gás.

O subsecretário de Petróleo e Gás da Secretaria de Energia do Estado de São Paulo, Ubirajara Campos, presente no evento, disse que a ideia da “carreta” de petróleo e gás foi sugerida pelo Conselho Estadual de Petróleo e Gás (CEPG). Segundo ele, a subsecretaria de Petróleo e Gás realizou diversos contatos com empresas do setor para definir que tipo de qualificação e treinamento específico poderiam se adequar às necessidades da mão de obra requerida pela indústria e o público alvo objeto do programa.

Esta pesquisa resultou na definição dos módulos e respectivos equipamentos que deveriam integrar a “carreta” Petróleo e Gás. Esta unidade móvel é composta de um conjunto de bancadas, respectivo ferramental, tela e equipamento audiovisual e um módulo com válvulas, sensores e central de controle que reproduzem um processo típico da indústria petroquímica em escala reduzida.

A Subsecretaria de Petróleo e Gás também preparou um catálogo de cursos de formação inicial e continuada para qualificação de trabalhadores a partir da utilização da rede de ETECs e FATECs do Centro Paula Sousa. O objetivo é aumentar a inclusão de trabalhadores em diferentes níveis de qualificação, em particular nas regiões de influência deste setor.