12/12/2013

Conselho Estadual de Política Energética apresenta estudo de comitês temáticos

A última reunião de 2013 do Conselho Estadual de Política Energética (Cepe) aconteceu nesta quarta-feira (11) com a aprovação de propostas apresentadas por comitês técnicos temáticos. Foram apresentados os estudos do comitê de biocombustíveis e do comitê de desenvolvimento energético.

No caso do comitê de biocombustível, a proposta apresentada deve complementar o decreto que prevê a utilização de biocombustíveis renováveis na frota de veículos do governo estadual.

As análises foram apresentadas em encontro presidido pelo secretário adjunto de Energia, Ricardo Achilles, a partir de estudos realizados pelos respectivos comitês. Um dos grupos analisou o impacto da variação do ICMS sobre a competitividade da gasolina e do etanol e também a possibilidade de motores flexíveis mais eficientes serem desenvolvidos. A eficiência do motor seria premiada com incentivos tributários.

O comitê de desenvolvimento energético analisou a concessão de incentivos fiscais para equipamentos de conexão de geradores de energia a partir de cogeração de biomassa, eólica e solar. O objetivo é que estes incentivos tributários elevem a competitividade da geração distribuída, e também facilite a conexão destas empresas geradoras na rede.

O conselho aprovou também a agenda de reuniões para 2014, com a próxima sendo marcada para o dia 14 de março.