13/12/2013

Governo de São Paulo e França assinam protocolos de cooperação

O secretário de Energia do Estado de São Paulo, José Aníbal, participou, na manhã desta sexta-feira (13), da assinatura de protocolos de intenção de cooperação entre o governo paulista e a França com a presença do presidente francês, François Hollande e do governador de São Paulo, Geraldo Alckmin. Os projetos previstos pelos protocolos – assinados no Palácio dos Bandeirantes – envolvem eficiência energética.

A Secretaria de Energia já faz parte de grupo de trabalho de um dos protocolos assinados, de cooperação com a região de Île-de-France. Este protocolo, que foi assinado pelo presidente da região de Île-de-France, Jean-Paul Huchon, prevê colaboração na área de eficiência energética em três frentes prioritárias: legislação, uso rentável da energia de resíduos sólidos urbanos e energia solar e fotovoltaica.

O plano de trabalho com a região de Île-de-France deverá ser fechado até 20 de janeiro de 2014.  Este plano está sendo elaborado em comum acordo entre as instituições envolvidas dos governos do Estado de São Paulo, entre elas a Secretaria de Energia, e o governo de Île-de-France. Île-de-France é a região mais populosa da França e a mais rica da Europa. Ela reúne 1.281 cidades e tem um PIB de US$ 812 bilhões.

Os projetos onde a Secretaria de Energia está envolvida estão incluídos no acordo chamado “2014, Ano de Île-de-France e de São Paulo”, formado por mais de 50 iniciativas conjuntas.  Além de eficiência energética,  outros projetos planejados envolvem a troca de tecnologia para despoluição do Rio Tietê, aplicação de tecnologias de sustentabilidade em habitações populares na Serra do Mar e a exploração sustentável do Litoral Norte, para maior aproveitamento econômico e turístico da região.