09/12/2013

Secretário de Energia recebe visita de novo cônsul alemão

O secretário de Energia do Estado de São Paulo, José Aníbal, recebeu, nesta segunda-feira (9), a visita do Cônsul Geral da República Federal da Alemanha, Friedrich Däuble. Há pouco tempo no Brasil, o cônsul veio se apresentar formalmente ao secretário. Durante a visita de cortesia, o secretário aproveitou a oportunidade para ressaltar as oportunidades que o Estado de São Paulo oferece para investimentos em energia renovável, uma questão fundamental para a Alemanha.

O próprio cônsul afirmou que a Alemanha tem um projeto de migrar toda a sua geração de energia a partir de fontes fósseis e nucleares para energia renovável. Segundo Däuble, muitas empresas alemãs estão interessadas em investir em energia fotovoltaica no Brasil. Ele destacou que a Alemanha vem enfrentando grande concorrência dos produtos chineses, que possuem preços mais competitivos.

O secretário José Aníbal afirmou que o Estado de São Paulo tem interesse em atrair a indústria fotovoltaica por ser uma região onde o consumo de energia está concentrado. “A geração de energia ficará próxima do consumo, sem necessidade de investimentos em grandes linhas de transmissão”, afirmou.  Para isto, Aníbal lembrou que o governo está implementando uma série de desonerações tributárias para empresas de equipamentos fotovoltaicos e eólicos. “Não vamos importar. Queremos trazer a indústria para cá”, disse.