15/01/2014

“Caminhos do Mar” amplia número de telefones para agendamento de visitas

Mais números de telefones foram disponibilizados para o agendamento de visitas ao roteiro “Caminhos do Mar”. Desde sua reabertura, em 17 de dezembro de 2013, até o dia 13 de janeiro, o roteiro recebeu a visita de cerca de 2 mil pessoas. Além de mais telefones, o interessado poderá fazer o agendamento do passeio também via e-mail, no caminhosdomar@energiaesaneamento.org.br .

A adoção de novos canais de atendimento pela Empresa Metropolitana de Águas e Energia (EMAE) e pela Fundação Energia e Saneamento tem como objetivo facilitar a programação de visitas. Por ser uma unidade de conservação ambiental, o Caminhos do Mar pode receber apenas 100 pessoas por dia durante a semana e, nos fins de semana, 200 pessoas por dia.

Para agendamento de visita, é necessário ligar ou enviar um e-mail fornecendo o nome de um responsável e o CPF.  A visita pode ser individual ou em grupo. Nesse caso, é necessário informar o número de pessoas do grupo. No momento do agendamento, o cadastrado receberá um código de acesso que deverá ser apresentado no dia e horário agendados.

Idealizado em 2004 pela Empresa Metropolitana de Águas e Energia (EMAE), o “Ecoturismo Caminhos do Mar” tem a Fundação Energia e Saneamento como gestora e foi reaberto em dezembro de 2013 pelo governador Geraldo Alckmin e pelo secretário da Energia, José Aníbal, depois de permanecer fechado em função de deslizamentos de encostas provocados por fortes chuvas em 2011.

Localizado no Parque Estadual da Serra do Mar, o roteiro, que percorre a Estrada Velha de Santos em meio a Mata Atlântica, vai de São Bernardo do Campo até Cubatão, um trajeto de 9,2 km. Em seu percurso, vários monumentos e construções desde o século XVIII reconstituem a importância deste caminho na história da interligação entre o litoral e o planalto paulista. Os monumentos históricos existentes na estrada são tombados pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico (Condephaat).

A entrada no parque acontece a partir das 9 horas da manhã e a saída deve ocorrer até 16 horas. O agendamento para visitação pode ser realizado a partir de um mês de antecedência.

Para agendar uma visita, os telefones são (11) 3333-5600 r. 225, (13) 997040565, (11) 99115.0022 e (13) 3372.3307. O atendimento via telefone pode ser realizado de segunda à sexta-feira nos seguintes horários: das 9h às 12h e das 14h às 17 horas.