30/01/2014

José Aníbal percorre obras de Pequena Central Hidroelétrica em Pirapora do Bom Jesus

O secretário de Energia do Estado de São Paulo, José Aníbal, visitou nesta quarta-feira (29), ao lado de membros do conselho administrativo da EMAE, as obras de construção da Pequena Central Hidroelétrica (PCH) de Pirapora do Bom Jesus, controlada pela Empresa Metropolitana de Águas e Energia (EMAE).

Com início em maio de 2012 e conclusão prevista para novembro de 2014, a pequena usina está sendo feita junto à barragem de Pirapora, no rio Tietê, região metropolitana de São Paulo. Terá potência de 25 MWs, e deverá suprir a demanda de 75 mil residências, beneficiando cerca de 300 mil pessoas. A PCH aproveita a estrutura da barragem já utilizada pela EMAE para controlar a água do Tietê e tem baixo impacto ambiental.

A comitiva percorreu toda a obra, como a casa de força e o túnel adutor, e conversou com os operários e trabalhadores. A construção de PCH’s é uma das prioridades da Secretaria de Energia para cumprimento da meta traçada pelo Plano Paulista de Energia, de alcançar em 2020, 69% de fontes renováveis na matriz energética do Estado. Atualmente esse número é de 56%.

O aproveitamento do potencial hidroelétrico remanescente em São Paulo é um dos principais objetivos da gestão. Estudo recente elaborado pela Secretaria de Energia mostra que o Estado ainda tem cerca de 4 mil MWs a serem explorados, dos quais 1,5 mil a médio prazo, com a construção de Centrais Geradoras Hidroelétricas (CGHs), com geração de até 1 MW, e Pequenas Centrais Hidroelétricas (PCHs), que geram mais de 1 MW.