24/02/2014

Secretaria de Energia e Comgás inauguram gasoduto de reforço que ampliará abastecimento à população paulistana

O secretário de Energia do Estado de São Paulo, José Aníbal e o diretor presidente da Comgás, Luis Henrique Guimarães, inauguraram novo gasoduto de reforço da Rede Tubular de Alta Pressão – RETAP, nesta segunda-feira (24). O evento ocorreu na Empresa Metropolitana de Águas e Energia (EMAE) e contou com a presença de funcionários que atuaram nas obras.

Foram investidos mais de R$ 135 milhões pela Companhia de Gás de São Paulo (Comgás) na construção da tubulação, que possui 27 km de extensão e 20 polegadas de diâmetro, sendo 25 km em trecho subaquático no leito da represa Billings e 2 km em trecho terrestre, a partir do Km 34 da Rodovia Anchieta, em São Bernardo do Campo, até a EMAE, na zona Sul de São Paulo. O projeto foi concluído em 11 meses.

O secretário de Energia destacou a construção elaborada em premissas técnicas, ambientais e sociais, que levaram em conta menor impacto ambiental e transtorno à população vizinha. “O RETAP é uma obra de antecipação, espero que essa rede de gasodutos não pare de crescer em São Paulo, isso mostra a competitividade e a boa logística do Estado.”

O novo sistema reforça o abastecimento de gás natural canalizado à Região Metropolitana de São Paulo. Ele garantirá o atendimento de novos clientes até pelo menos 2030, aumentando a capacidade em quatro milhões de m³ de gás natural por dia.

A obra também servirá para abastecer a Usina Termoelétrica Fernando Gasparian, localizada na EMAE, que possui capacidade instalada de 576 MW e faz parte do parque gerador da Petrobras. Esse novo reforço ao RETAP garante uma segunda fonte de suprimento de gás natural à usina.

A Comgás contou com o apoio do Governo do Estado de São Paulo durante toda a construção do gasoduto- através da Secretaria de Energia, Secretaria de Meio Ambiente, da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (CETESB), da Agência Reguladora de Saneamento e Energia do Estado de São Paulo (ARSESP) e da Empresa Metropolitana de Águas e Energia (EMAE).