18/03/2014

Secretaria de Energia aumenta fiscalização e satisfação dos consumidores aumenta

Recriada pelo Governo do Estado em 2011, a Secretaria de Energia tem atuado pela melhoria constante dos serviços de distribuição de energia elétrica. A fiscalização sobre as distribuidoras de energia ficou mais intensa e, consequentemente, as concessionárias passaram a investir mais em serviços de aperfeiçoamento em busca de maior qualidade no atendimento ao consumidor.

A Eletropaulo, empresa que atende a região metropolitana de São Paulo, ocupava, em 2010, a 3ª colocação no ranking de reclamações da área de serviços. Foram 863 queixas registradas.

Com o acompanhamento contínuo da Secretaria de Energia no setor, os consumidores sentiram melhoras significativas. Em 2013, apenas 384 queixas foram registradas contra a Eletropaulo e sua classificação caiu para a 21ª posição, ou seja, queda de 18 postos.

O reflexo dessa melhoria é a gestão eficiente, focada nos interesses do consumidor. O PROCON-SP reflete a satisfação do paulistano com os serviços ofertados e a Secretaria de Energia continua trabalhando para o aperfeiçoamento constante do setor.

Pesquisa Ibope Inteligência, contratada pela Rede Nossa São Paulo, já identificava aumento da confiança do consumidor com os serviços oferecidos pela Eletropaulo entre 2011 e 2013, além, da melhora nos índices de DEC (Período sem energia elétrica), que registrou queda de 24,06% na Região Metropolitana (RMSP) e FEC (Frequência da interrupção de energia elétrica), que caiu 19,5% na Região.

O DEC da RMSP em 2010 era de 10,6 horas, em 2013 passou para 7,99 horas. Já o FEC, que era de 5,43 vezes em 2010, fechou 2013 em 4,37 vezes.