14/03/2014

Trilha Ecoturismo Caminhos do Mar já recebeu mais de 5 mil visitantes

A Secretaria de Energia participou das vistorias e deu total suporte a reabertura da trilha “Ecoturismo Caminhos do Mar” ao público. O percurso foi reinaugurado oficialmente pelo governador Geraldo Alckmin e o secretário de Energia, José Aníbal, em dezembro de 2013, após pouco mais de 1 mês de revitalização.

As obras de restauro aos monumentos históricos e trilha foram conduzidas pela EMAE. Desde a sua reabertura já foram realizadas 5.142 visitas, destas 2.682 fizeram o percurso inteiro – de São Bernardo até Cubatão. Por ser uma unidade de conservação ambiental, a trilha Ecoturismo Caminhos do Mar pode receber 100 pessoas diariamente durante a semana e, nos fins de semana, 200 pessoas por dia.

Localizado no Parque Estadual da Serra do Mar, o roteiro percorre a Estrada Velha de Santos em meio a Mata Atlântica e vai de São Bernardo do Campo até Cubatão, um trajeto de 9,2 km. Em seu percurso, vários monumentos e construções reconstituem a importância deste caminho na história da interligação entre o litoral e o planalto paulista. Além do aspecto histórico-cultural, o percurso é uma ótima opção para prática de esportes, lazer e contato com o meio ambiente.

Para agendamento de visita é necessário ligar ou enviar um e-mail fornecendo o nome de um responsável e o CPF. O passeio pode ser individual ou em grupo, nesse caso, é necessário informar o número de pessoas do grupo. No momento do agendamento, o cadastrado receberá um código de acesso que deverá ser apresentado no dia e horário agendados.