27/05/2014

Secretaria de Energia recebe alunos da Universidade Northeastern

Pela segunda vez, a Secretaria de Energia recebe os alunos de engenharia da
Universidade de Northeastern, da cidade de Boston nos EUA. A primeira foi em 2013.

O encontro aconteceu nesta terça-feira (27) no auditório da Rua Boa Vista e fez parte das programações do programa de intercâmbio para estudos de energias alternativas, organizado pelo Council on International Educational Exchange.

Durante o período de um mês os estudantes puderam participar de visitas
monitoradas à sede da CPFL, ao Parque Solar de Tanquinho, à usina de etanol em Brotas, ao aterro sanitário São João e a Secretaria de Energia para conhecerem as ações e projetos de produção de energias renováveis no Brasil. Na ocasião eles aprendem também aspectos da cultura brasileira e um intenso aprendizado da língua portuguesa.

O palestrante Plinio Pires, engenheiro da Subsecretaria de Energias Renováveis, fez uma explanação sobre a importância do Estado de São Paulo para o Brasil, o panorama energético no país, sobre as ações da Secretaria de Energia para o fomento da produção de energias alternativas e um quadro geral da questão no mundo. Ressaltou as informações do Plano Paulista de Energia – PPE 2020 e respondeu às perguntas dos presentes com detalhes sobre o mercado energético de São Paulo e do Brasil.

O secretário de Energia Marco Antônio Mroz fez uma saudação atenciosa aos alunos no encerramento da palestra e falou da importância de uma matriz energética limpa para o cumprimento da Política Estadual de Mudanças Climáticas – PEMC e dos desafios para cumprir isso “nosso maior desafio é a substituição de combustíveis derivados de petróleo e é especialmente difícil quando a maior empresa do país é a Petrobrás”, enfatizou Mroz.