21/05/2014

Secretaria de Energia recebe representantes da Província de Shandong (China)

A Secretaria de Energia e a Assessoria Especial para Assuntos Internacionais do Governo do Estado reuniu-se na quarta-feira (21) com a delegação da Província de Shandong com o objetivo de dar prosseguimento ao Acordo de Cooperação entre os dois governos, assinado em 2012.

O Acordo objetiva promover a troca de boas práticas e de conhecimentos técnicos entre os signatários, promover visitas mútuas dos seus respectivos líderes, além de aprofundar, dentre outros, o intercâmbio de conhecimentos e práticas na área de energias renováveis, em destaque para a energia solar e os biocombustíveis.

O secretário de Energia ressaltou a importância da Política Estadual de Mudanças Climáticas que estabelece o compromisso do Estado para reduzir em 20%, até 2020, o volume de emissão de CO2 com base nas emissões de 2005 “com isso nós temos um ambiente favorável para o desenvolvimento de atividades que gerem energia limpa, energias renováveis, que é a área de minha expertise, onde vocês também tem uma expertise muito fote”, disse Mroz.

Para o Diretor Geral do Departamento de Comércio da Província de Shandong, sr. Chen Zepu, investimentos em pesquisa trouxeram excelência à China na industrialização de insumos para produção de renováveis: “Nós estamos descobrindo e produzindo  tecnologias muito avançadas para a produção de energias renováveis”, declarou ele.

Muitas informações também foram trocadas a respeito da produção de biocombustíveis na China, especialmente derivados da cana de açúcar e oleaginosas no Brasil.