10/06/2014

Marco Antônio Mroz assume presidência do conselhos CESP e EMAE

O secretário de energia Marco Mroz assumiu nesta semana a presidência dos conselhos da Companhia Energética de São Paulo (CESP) e da Empresa Metropolitana de Águas e Energia (EMAE).

A CESP é a maior companhia de geração de energia do Estado de São Paulo, a quarta do Brasil em potência instalada, e a terceira em energia efetivamente produzida, de acordo com dados publicados pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). A companhia possui seis usinas de geração hidrelétrica, com um total de 57 unidades geradoras, que possuem uma capacidade instalada de 7.456 MW e de garantia física de energia de 3.916 MW médios.

A Empresa Metropolitana de Águas e Energia (EMAE) é concessionária de um complexo hidroenergético localizado no Alto Tietê, centrado na Usina Hidrelétrica Henry Borden e nos reservatórios que a abastecem – Billings e Pedras. Também fazem parte do complexo as barragens de Pirapora e Edgard de Souza, no Rio Tietê, a estrutura de Retiro, as usinas elevatórias de Traição e Pedreira, no canal Pinheiros, e o reservatório e canal Guarapiranga.

Administrador de empresas, Marco Mroz foi Secretário Adjunto de Saneamento e Recursos Hídricos. Antes, foi Subsecretário de Energias Renováveis na Secretaria de Energia. Foi Secretário de Meio Ambiente de Diadema; vereador e Secretário de Meio Ambiente de Ilhabela. É Secretário Nacional de Relações Internacionais do Partido Verde e Presidente da Fundação Verde Herbert Daniel – FVHD.