11/06/2014

Secretário de Energia Marco Mroz recebe diretora do Prêmio Zayed de Energia do Futuro

A diretora de Sustentabilidade do Prêmio Zayed de Energia do Futuro, Nawal Al-Hosany esteve nesta terça-feira, 10, na Secretaria de Energia para divulgar e conhecer projetos sustentáveis do governo de São Paulo. Acompanhada pelo Cônsul Geral dos Emirados Árabes Unidos Saleh Ahmed Al Suwaidi, conheceu o “Escola Sustentável” apresentado pelo secretário de energia Marco Antônio Mroz, um projeto que reaproveita a água da chuva e utiliza energia solar.

Nawal reconhece as metas e ações do Governo de São Paulo na área das energias renováveis, quer o Estado como parceiro para divulgar e estimular a participação de mais empresas no concurso.

Ano passado o físico José Goldemberg, que já foi ministro da Educação, secretário do Meio Ambiente da Presidência da República e reitor da Universidade de São Paulo (USP), foi o vencedor do Prêmio Zayed de Energia do Futuro na categoria Life achievement, concedido a profissionais de destaque na área de energia renovável.

 

Sobre o Prêmio Zayed de Energia do Futuro

O Prêmio Zayed de Energia do Futuro foi criado em homenagem ao legado do fundador e presidente dos Emirados Árabes Unidos, Xeique Zayed bin Sultan Al Nahyan. O prêmio tem o objetivo de inspirar a próxima geração de inovadores de energia global a criar soluções para o futuro. O prêmio é concedido anualmente para indivíduos, empresas ou organizações que fizeram contribuições significativas como resposta global para o futuro da energia, mudança climática e recursos energéticos globais sustentáveis.

Os vencedores do prêmio são escolhidos de acordo com um processo de seleção rigoroso de quatro estágios, incluindo uma pré-seleção por uma empresa independente de pesquisa e análise e avaliação por parte do comitê de revisão e comitês de seleção respectivamente. Na quarta e última etapa, o júri composto por chefes de estado, líderes acadêmicos, especialistas em energia e personalidades renomadas do mundo com interesse em sustentabilidade, discutem e selecionam os vencedores e finalistas em cada categoria do prêmio. Avaliações e eliminações são feitas usando uma matriz de classificação baseada em quatro critérios principais de premiação: impacto, visão a longo prazo, liderança e inovação.