16/06/2014

Secretário Marco Mroz faz visita técnica às obras da Pequena Central Hidroelétrica de Pirapora do Bom Jesus

O secretário de Energia do Estado de São Paulo, Marco Mroz, visitou nesta segunda-feira (16), na companhia dos diretores da EMAE, as obras de construção da Pequena Central Hidroelétrica (PCH) de Pirapora do Bom Jesus, controlada pela Empresa Metropolitana de Águas e Energia (EMAE).

A comitiva percorreu todo o conjunto das obras, como a casa de adução, tomada d’água, túnel, subestação, ponte da usina e reservatório. Segundo o secretário Marco Mroz a construção de PCHs é importante para o cumprimento da meta do Plano Paulista de Energia, em alcançar 69% de fontes renováveis até 2020 (atualmente em 56%).

Com início em maio de 2012 e conclusão prevista para novembro deste ano a pequena usina está sendo construída junto à barragem de Pirapora, no rio Tietê, região metropolitana de São Paulo. Terá potência de 25 MWs, e deverá suprir a demanda de 75 mil residências, beneficiando cerca de 300 mil pessoas. A PCH aproveita a estrutura da barragem já utilizada pela EMAE para controlar a água do Tietê e tem baixo impacto ambiental.

Estudo elaborado pela Secretaria de Energia mostra que o Estado ainda tem cerca de 4 mil MWs a serem explorados, dos quais 1,5 mil a médio prazo, com a construção de Centrais Geradoras Hidroelétricas (CGHs), com geração de até 1 MW, e Pequenas Centrais Hidroelétricas (PCHs), que geram mais de 1 MW.