29/10/2014

Governo de São Paulo lança Plano Estadual de Resíduos Sólidos

Nesta quarta-feira (29) foi lançado o Plano Estadual de Resíduos Sólidos do Estado de São Paulo, em cerimônia oficial que ocorreu na Secretaria do Meio Ambiente.

O Plano Estadual de Resíduos Sólidos é um importante instrumento, previsto nas Políticas Nacional e Estadual de Resíduos Sólidos, e que faz parte de um processo gradual de mudança de atitudes, de hábitos e de consumo na sociedade paulista. Sua  elaboração atende ao conteúdo previsto na Política Nacional e foi idealizado no âmbito da Comissão Estadual de Gestão de Resíduos Sólidos, concretizando-se no Grupo de Trabalho composto por técnicos e especialistas da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (CETESB) e da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (SMA), com participação de outros órgãos estaduais específicos, sob a coordenação da Coordenadoria de Planejamento Ambiental (CPLA/SMA).

O documento é composto por quatro seções: Panorama dos Resíduos, Estudo de Regionalização e Proposição de Arranjos Intermunicipais, Proposição de Cenários e Diretrizes, Metas e Ações.

Em sua apresentação, o Secretário de Energia, Marco Antônio Mroz, ressaltou a importância  da política paulista de desoneração de equipamentos para produção de energias renováveis: “Nós temos todo um arcabouço legal e estamos preparados para que o biogás, biomassa e outras formas de produção de energias renováveis tenha em São Paulo, as melhores condições para se desenvolver, contribuindo, ainda mais, para matriz mais verde e sustentável”, disse Mroz.