13/10/2014

Secretaria de Energia prestigia evento sobre uso do gás natural nas cidades

No último dia 25, em comemoração aos 10 anos de seu Programa de Pesquisa e Desenvolvimento – P&D, a Comgás realizou o evento “O Futuro do Gás Natural no Novo Desenho Urbano das Cidades”, que marca também o início de um novo ciclo de projetos.

Na abertura do evento, o Secretário de Energia do Estado de São Paulo, Marco Mroz, falou sobre os desafios de novas formas de uso do gás natural para a produção de energia elétrica nas cidades. E enfatizou a prioridade dada por grandes consumidores a esse insumo: “A utilização do gás natural para a climatização de grandes áreas é cada vez maior e essencial, por sua eficiência e custo”, disse.

O gás natural está inserido no contexto do meio urbano, seja na infraestrutura, seja na questão da mobilidade ou nas edificações, pautas dos três temas discutidos no evento. Atualmente, a Comgás conta com mais de 1,4 milhão de clientes e tem o desafio de ocupar um espaço cada vez maior. Além de todos os aparelhos já movidos com energia a gás natural, quais outros podem existir? Esse é o desafio que está lançado a futuros parceiros.

“Ao desenvolver esse tema na mente das pessoas que estão participando, que têm olhares diferentes e de uma forma muito mais macro, dá para projetar de fato um futuro para que a Comgás se prepare para ele”, afirma a palestrante do evento e doutora pela Universidade de São Paulo (USP), Ana Carla Fonseca.

Os participantes realizaram uma visita guiada e puderam conhecer instalações e aplicações do gás, sendo também instigados a propor novos projetos e ideias.

O evento também foi palco da divulgação do Prêmio Inova Comgás, que buscará incentivar a geração de inovação no uso do gás natural. O lançamento do prêmio está previsto para o primeiro semestre de 2015.