13/10/2014

Secretário de Energia, Marco Antônio Mroz visita instalações da Subestação Cerquilho III

Na terça (16/9) o Secretário de Energia, acompanhado de equipe da Secretaria de Energia, visitou a subestação Cerquilho III, em Cerquilho (SP). Foram acompanhados pela equipe da empresa proprietária das instalações.

O empreendimento, construído pela Copel Geração e Transmissão S.A., recebeu 57 milhões (sendo 40 milhões da COPEL e 17 milhões da CTEEP) em investimentos e irá ampliar o fornecimento de energia à região sudoeste do Estado, já atendida pelas subestações Botucatu, Capão Bonito, Jumirim e Itararé II.

A nova subestação abrange um terreno de 75 mil m2 localizado às margens da estrada municipal Cerquilho – Jumirim. Sua potência é de 300 MVA com 2(dois) transformadores de 230/138 kV de 150 MVA cada e mais um transformador reserva. A conexão de Cerquilho III ao Sistema Interligado Nacional é feita através do seccionamento de uma linha de transmissão de 230 mil volts, já existente, dando origem ao circuito Botucatu – Cerquilho III – Toyota. E já tem estrutura adequada para futuras ampliações, com entradas de novas linhas e transformadores.

O empreendimento resulta de estudos realizados pelo GET – São Paulo (Grupo de Estudos e Transmissão de São Paulo), formado pelas empresas de geração, transmissão e distribuição, mais o Operador Nacional do Sistema (ONS) e Secretaria de Energia, que apontava o esgotamento da carga e a consequente impossibilidade de crescimento da atividade industrial na região. E representa um reforço estrutural para a rede de transmissão para suprir a crescente demanda por energia naquela região sudoeste de SP, que registra aumento nos níveis de consumo de energia devido à incorporação de novas atividades do setor industrial.

Para o secretário de energia Marco Antônio Mroz o empreendimento traz excelente oportunidade de crescimento econômico para a região: “…a região, há muito tempo apresenta crescimento da atividade econômica acima da média e o equipamento colabora para garantir energia para esse crescimento”, disse.

Serão beneficiados diretamente os municípios de Cerquilho, Itapetininga, Tatuí, Cesário Lange, Boituva, Tietê e Laranjal Paulista.