01/12/2014

Redes inteligentes de energia elétrica iniciam testes em São Paulo

A AES Eletropaulo anunciou nesta quarta-feira (26) ter avançado no projeto de uma rede inteligente de energia. A concessionária fechou contratos para aquisição de 62 mil medidores eletrônicos inteligentes, que serão instalados em residências, comércios e indústrias do município de Barueri, já a partir de 2015.

Segundo a empresa, os investimentos somam R$ 29 milhões e resultam do seu programa de Pesquisa e Desenvolvimento da ANEEL. No total deverão ser atendidas 250 mil pessoas.

Os medidores eletrônicos funcionarão integrados, transmitindo informações por meio de redes sem fios e também através do cabo elétrico. O sistema consegue identificar remotamente eventuais ocorrências no fornecimento de energia, isolar defeitos e, dependendo da falha, restabelecer o fornecimento de energia remotamente. Essas tecnologias contribuem para reduzir o nível de perdas de energia no sistema, realizar leitura, corte e religação à distância, entre outros serviços.

Além de estabelecer padrão de modelo para ser replicado em outras cidades, a tecnologia oferece aos clientes a possibilidade de fazer melhor gestão de seu consumo de energia, visualizando (e controlando) demanda diária por meio de um display instalado em cada casa. Os clientes da concessionária que tiverem painéis solares com produção superior ao consumo poderão, automaticamente, devolver para a rede o excedente.

Já a Elektro desenvolveu para o município de São Luiz do Paraitinga o Smart City, projeto piloto, em fase de implementação, para instalação até dezembro próximo de quase 6.000 medidores inteligentes de energia. Também foram instalados em diversos pontos da cidade, 12 painéis solares de geração de energia elétrica, para avaliação dos impactos na rede, do fluxo reverso, e o comportamento do consumidor.

O projeto conta ainda com sistema, para iluminação pública, de regulagem da potência de lâmpadas, controle de ocorrências e 120 pontos em LED. Um ônibus elétrico, protótipo demonstrativo, e bicicletas elétricas servem à população para pequenos passeios.

A empresa também desenvolve campanha de conscientização dos consumidores, através de ações de publicidade local e atividades lúdicas escolares, com objetivo de difundir o conceito de cidade inteligente. Participam da pesquisa USP, UNESP e PUC Rio.