13/03/2015

Secretaria de Energia visita subestação de Piracicaba

Equipe da Secretaria de Energia realizou no dia 28 de janeiro, visita técnica às obras da Subestação Piracicaba localizada naquele município,  que está sendo construída pela CPFL Geração.

A subestação de 440/138 kV, terá potência de 800 MVA, com 2(dois) bancos de transformadores de 400 MVA e uma fase de reserva. O equipamento atenderá inicialmente 8(oito) circuitos de 138 kV, redistribuindo as linhas de 138 kV da CPFL na região Isso proporciona aumento de confiabilidade e maior disponibilidade de energia elétrica à região de Piracicaba, que tem apresentado aumento expressivo de consumo devido as novas instalações de empresas industriais na região.

Na ocasião verificou-se que as obras civis estão quase concluídas e os principais equipamentos já estão instalados. A fase atual é de lançamento de cablagem, montagem de painéis das salas de comando e, em breve, início de testes pré-operacionais.

A implantação da linha de transmissão de 440 kV com 3 quilômetros de extensão, para alimentar a subestação, também está em andamento. As torres já foram quase que totalmente implantadas e agora inicia-se o lançamento dos cabos.

O empreendimento é o 1º deste porte que o Grupo CPFL está implantando e estima para 30 de março deste ano a energização desta subestação.

A concessão foi obtida após a concessionária ter vencido a licitação da ANEEL em 2012, para a contratação de serviço ao Sistema Interligado Nacional. Segundo a empresa, os investimentos previstos na subestação Piracicaba e linhas de transmissão associadas é de cerca de R$ 100 milhões.