22/04/2015

Secretaria de Energia promove o seminário “A importância da Mineração para o Desenvolvimento da Região Sudoeste do estado de São Paulo”

O evento ocorreu nesta sexta-feira, 17, na Câmara Municipal de Itapeva e teve a coordenação da Subsecretaria de Mineração da Secretaria de Energia e do CONDERSUL – Consórcio de Desenvolvimento das Regiões Sul e Sudoeste do Estado de São Paulo. Também participaram a CETESB – Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental, o DNPM – Departamento Nacional da Produção Mineral e o COMIN- Comitê da Cadeia Produtiva da Mineração.

As palestras abordaram temas como a aplicabilidade prática do estudo de Ordenamento Territorial Geomineiro para acelerar o desenvolvimento da região, com maior aproveitamento do potencial mineral. Também foram discutidos os aspectos relacionados ao licenciamento ambiental e ao processo de concessão de autorização da exploração minerária.

Localizada na cidade sede, a ETEC Dr. Demétrio Azevedo Junior, do Centro Paula Souza, ganhou grande destaque por possuir o único curso técnico de mineração do estado com o objetivo de fornecer mão-de-obra especializada para a cadeia produtiva da mineração.

Ao final, as discussões apontaram como propostas o desenvolvimento do setor o fomento no processamento industrial que agregue valor ao produto, a melhoria na logística utilizando novos modais que signifiquem diminuição de custos com frete e a atualização de cursos para formação profissional específicas.

O evento contou com a participação de diversas autoridades e gestores municipais da região.

Para o Subsecretário de Mineração, Jose Fernando Bruno os debates podem trazer benefícios diretos para o setor: “Nosso desejo é que o seminário signifique ganhos para a atividade minerária, no sentido de propor ações práticas para o segmento na região”, disse.