14/05/2015

Secretaria de Energia inicia estudos para projeto de segurança e eficiência energética

Nesta segunda-feira, 11, o Secretário de Energia João Carlos Meirelles, o Secretário Adjunto da Secretaria da Saúde Wilson Modesto Pollara, técnicos das duas secretarias e executivos da Comgás e AES Eletropaulo, reuniram-se para iniciar estudos com objetivo de implantar projeto de segurança e eficiência energética para uso do complexo hospitalar do Hospital das Clínicas.

O projeto propõe a modernização do complexo de máquinas, a diversificação da matriz energética, a redução de custos operacionais, aumento da confiabilidade do sistema, centralizar a geração de energia e a produção de água gelada, com considerável ganho ecológico.

Composto da instalação de placas fotovoltaicas para geração de energia solar e banco de baterias, o projeto ainda prevê a implantação de turbinas movidas a gás natural para cogeração de energia elétrica. Além disso, a substituição de motores e sistemas de iluminação por equipamentos mais eficientes e a modernização dos sistemas de ar condicionado trazem economia no consumo de energia e redução dos custos de manutenção de equipamentos.

Projeta-se uma redução de 400 KW da demanda atual por energia, utilização de 5.000 m² de área para instalação de painéis fotovoltaicos para geração de 0,4 MWp, e geração de mais 8,3 MW de energia elétrica e 5.000 TR de água gelada pelos sistemas movidos a gás natural.

Estima-se um investimento de R$ 85 milhões nos equipamentos e obras civis necessárias, que serão integralmente bancados pelas concessionarias parceiras, em grande parte com recursos do programa de P & D da ANEEL, AES Eletropaulo.

O Secretário de Energia, João Carlos Meirelles considera: “Um modelo de eficiência, com garantia de fornecimento que sirva de exemplo para outros projetos. Corremos contra o tempo por conta da crise energética”, afirmou Meirelles.