18/05/2015

Secretaria de Energia recebe reunião para acompanhamento das obras de transmissão no estado de São Paulo

Nesta sexta-feira, 16, a Secretaria de Energia de São Paulo sediou reunião técnica para acompanhamento das principais obras no sistema de transmissão de energia elétrica da Rede Básica (tensão igual ou maior que 230 kV) e Demais Instalações de Transmissão (tensão igual ou menor que 138 kV), que estão sendo realizadas no Estado de São Paulo.

Coordenada pelo ONS – Operador Nacional do Sistema, a reunião contou com a participação de especialistas e executivos das empresas geradoras, transmissoras e distribuidoras de energia que atuam no estado, da EPE – Empresa de Pesquisa Energética, órgão planejador do sistema elétrico, ARSESP – Agência Reguladora do Estado de São Paulo, da CETESB – Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental, e dos especialistas da Secretaria de Energia do Estado de São Paulo.

Na ocasião foram citadas a situação e providências necessárias para agilizar a entrada em operação de cada uma das linhas de transmissão em obras no estado. As empresas apresentaram o andamento das obras, destacando os principais entraves, sejam eles de caráter de licenciamento ambiental, fundiário e outros.

Como destaque da reunião, foram discutidos o andamento das obras no sistema de transmissão que possibilitarão o recebimento da energia elétrica gerada nas usinas do rio Madeira (Santo Antônio e Jirau) e de Belo Monte.

O diretor geral do ONS, Hermes Chipp, elogiou a política estadual de buscar alternativas de geração de energia, principalmente próximas aos centros de consumo de carga.

O Secretário de Energia do Estado de São Paulo, João Carlos Meirelles, destacou a importância do encontro para: “Ajudar a garantir que estado seja abastecido de energia elétrica com qualidade e confiabilidade. São Paulo é incansável na busca de alternativas energéticas, como a geração a partir de biomassa da cana de açúcar e de usinas a gás, principalmente na cidade de São Paulo e no litoral. A Secretaria de Energia está sempre a disposição para ajudar em assuntos que envolvam a gestão estadual e que possam auxiliar a agilizar as obras”, disse Meirelles.