29/10/2015

Aneel quer aprimorar modelo do setor elétrico

Discussão ocorrerá por meio de um programa de P&D a ser publicado nas próximas semanas

A Agência Nacional de Energia Elétrica quer discutir com os agentes aprimoramentos no modelo do setor elétrico. A discussão ocorrerá por meio de um programa de Pesquisa & Desenvolvimento Estratégico, intitulado provisoriamente como Novo Modelo do Setor Elétrico.
Segundo o diretor da Aneel Tiago de Barros Correia, a abertura do P&D deverá ser votada nas próximas semanas e buscará rever as regras de despacho termelétrico e comercialização de energia. “Será uma solução estrutural, para implementar quem sabe daqui a cinco anos”, adiantou, após conversar com jornalistas nesta quarta-feira, 28 de outubro, durante da XXI do Simpósio Jurídico da ABCE.

Para Mário Menel, presidente do Fórum das Associações dos Setor Elétrico e da Abiape, em meio a mais de 200 ações judiciais em vigor, não existe outra saída senão realizar um grande pacto entre os agentes do setor. “Essa é a sinalização que estamos tentando dar através de um P&D estratégico. É um trabalho de aprimoramento de certos parâmetros do modelo do setor elétrico”, disse Menel.