15/10/2015

Secretaria de Energia recebe delegação do governo açoriano

Uma delegação do Governo da Região Autônoma dos Açores, liderada pelo subsecretário Regional da Presidência para as Relações Externas, Rodrigo Oliveira foi recebida nesta quinta-feira, 15 de outubro, pelo secretário de Energia do Estado de São Paulo, João Carlos Meirelles e pelo chefe de gabinete Marco Antônio Castello Branco.

Durante o encontro foram debatidos temas relativos ao uso dos diferentes tipos de energia, principalmente o etanol, e como promover uma cooperação nessa área entre as duas regiões.

“São Paulo tem todo o interesse de exportar a tecnologia do etanol para gerar uma matriz mais limpa e sustentável. Por isso, estamos abertos para que técnicos portugueses façam um estágio nos nossos centros de tecnologia”, disse Meirelles.

“É uma matéria muito interessante e vou transmitir essa oferta de cooperação aos meus interlocutores do setor de energia”, afirmou Oliveira.

Participaram também da reunião Paulo Teves, diretor regional das Comunidades do Governo dos Açores, Marcelo Guerra, António Arruda e Henrique Arruda, respectivamente presidente, vice-presidente e diretor da Casa dos Açores de São Paulo, e Ayrton Camargo e Silva, diretor presidente da Estrada de Ferro Campos do Jordão – EFCJ, além da assessora internacional da Secretaria de Energia, Tânia Ferreira.

Sobre os Açores

Açores é um arquipélago português, que integra a União Europeia. As atividades econômicas são baseadas na agricultura, pesca, turismo e indústria. As fontes de energia primária utilizadas baseiam-se no uso de combustíveis fósseis, que são importados. E as fontes de energia renováveis (hídrica, geotérmica e eólica) têm registado evoluções positivas, com quase 10% de participação na matriz.