10/11/2015

Brasil terá primeiro sistema de geração distribuída integrado com baterias

A americana S&C Electric Company será responsável por instalar o primeiro sistema de geração fotovoltaica distribuída integrado com tecnologia de armazenamento e gerenciamento de energia no Brasil. O projeto inédito será desenvolvido em um condomínio de alto padrão de 20 casas no estado do Ceará, com previsão do comissionamento em setembro de 2016.

“Estamos instalando tecnologia de ponta em armazenamento de energia”, disse à Agência CanalEnergia Diego Elizalde, gerente geral da S&C no Brasil, após participar do Seminário Brasileiro de Armazenamento e Qualidade de Energia, em São Paulo, na última quinta-feira, 5 de novembro. O projeto é composto por um banco de bateria de 150 kW e um sistema de gerenciamento de fontes de energia. As baterias vão garantir eletricidade em caso de desabastecimento por parte da concessionária local. O valor o projeto não foi revelado.

Segundo Carlos Augusto Brandão, diretor da Associação Brasileira de Armazenamento e Qualidade de Energia, trata-se também do primeiro projeto comercial de gerenciamento e armazenamento de energia da S&C no Brasil. A S&C é uma fornecedora global de equipamentos e serviços para sistemas de energia elétrica, com mais de 100 anos de experiência em soluções de rede e mais de 150 MW implantados.