06/11/2015

Evento debate as melhores práticas para a gestão da água urbana

A Arup, empresa multidisciplinar de engenharia e consultoria com reputação de realizar projetos inovadores e sustentáveis, organiza o evento “O futuro da água urbana”, nos dias 11 e 12 de novembro, em São Paulo. Promovido em conjunto com o Insper e o Arq.Futuro, ele terá como foco a gestão da água na cidade de São Paulo. Como o Brasil enfrenta escassez de água, o seminário irá explorar algumas das principais tendências e questões que definem o futuro de água em nível mundial.

Durante o evento, a equipe da Arup de Pesquisa e Inovação apresentará o estudo “Drivers of Change Water”. A publicação explora tendências, análises e previsões sobre a gestão da água nas próximas décadas ao redor do mundo, avaliando desafios e oportunidades em termos socioeconômicos, ambientais, tecnológicos e políticos. Clique nesse link para acessar os Drivers of Change Water cards.

 

Um seminário aberto ao público será realizado no dia 11, no campus do Insper, em São Paulo, e contará com palestras e um painel de discussões com a participação de especialistas e autoridades do setor, como Jerson Kelman, presidente da Sabesp; Mônica Porto, secretária adjunta de Saneamento e Recursos Hídricos do Estado de São Paulo; Ricardo Toledo e Silva, secretário adjunto de Energia do Estado de São Paulo; Stela Goldenstein, diretora da Associação Águas Claras do rio Pinheiros; e Pablo Lazo, diretor de planejamento urbano da Arup no Brasil. Vincent Lee, líder da área de recursos hídricos das Américas, e Francesca Birks, da equipe de Pesquisa e Inovação, ambos da Arup, também participarão dos debates e vão contribuir com experiências de projetos globais que poderiam ser aplicados localmente no Brasil.

 

Já no segundo dia, 12 de novembro, será realizado um workshop exclusivo para especialistas convidados. O evento reunirá representantes de governos e da sociedade civil, prestadores de serviços, formuladores de políticas públicas, acadêmicos, arquitetos, engenheiros, investidores, planejadores urbanos e formadores de opinião sobre o tema. Eventos futuros focados no Drivers of Change Water serão realizados pela primeira vez em outras grandes cidades, como São Francisco e Manila.

“A cidade de São Paulo enfrenta inúmeros desafios relacionados às águas urbanas, como a escassez hídrica e a necessidade de melhorar a integração deste recurso como elemento de desenho e planejamento urbano. Porém há inúmeras oportunidades para inserir este raciocínio no planejamento futuro da cidade, tanto por meio da tecnologia como através da implantação de políticas públicas específicas. Dessa forma a metrópole poderá garantir um futuro mais eficiente e sustentável para suas águas”, afirma Pablo Lazo.

A equipe da Arup de Pesquisa e Inovação irá compilar as ideias compartilhadas durante o workshop num relatório final aos participantes, que irá analisar como essas possíveis estratégias poderiam influenciar políticas públicas e a infraestrutura hídrica de São Paulo.

SERVIÇO

Seminário “O futuro da água urbana”

Onde: Insper (Rua Quatá, 300 – Vila Olímpia – São Paulo), na sala Jorge Paulo Lemann – 1º andar

Quando: 11/11, quarta-feira, das 9h às 12h30

Inscrições limitadas: http://goo.gl/7uMtLo

Entrada gratuita