10/11/2015

Geração energética de eucalipto de curta rotação

A crescente preocupação com as questões ambientais e o apelo mundial para o desenvolvimento de variados tipos de energias alternativas, estimulam a participação cada vez maior de fontes renováveis de energia. Isso resulta na realização de estudos e pesquisas tecnológicas voltados para essa área.

Desta forma, o objetivo deste trabalho foi analisar, a partir de um estudo de caso, variados espaçamentos e diferentes tipos de doses de adubação, visando a implantação de povoamentos florestais de eucalipto de curta rotação e verificando, com isso, a influência dos fatores adubação e espaçamento na geração de madeira para uso energético.

Os procedimentos metodológicos utilizados foram a dendrometria das árvores, análise de poder calorífico e a densidade básica média de cada tratamento. Os resultados obtidos provaram que houve influência do espaçamento e da adubação na geração de madeira para energia, destacandose com maiores volumes totais e poder energético, os tratamentos mais adensados e com maior dose de adubo.