12/11/2015

Itaipu deve atingir produção acumulada de 2,3 bilhões de MWh

Marca deve ser atingida entre 8h e 9h da próxima quinta-feira, 12. Energia foi produzida durante 31 anos e sete meses

A hidrelétrica de Itaipu deve atingir entre as 8h e 9h da próxima quinta-feira, 12 de novembro, a produção acumulada de 2,3 bilhões de megawatts-hora. Segundo a empresa, a marca dificilmente será ultrapassada por outra usina. Toda essa energia foi produzida durante 31 anos e sete meses, a contar de maio de 1984, quando a usina iniciou a operação.

De acordo com Itaipu, se fosse possível armazenar essa energia, ela seria suficiente para abastecer o consumo de eletricidade do mundo inteiro por 38 dias e dez horas. Esse volume também seria suficiente para atender ao consumo de energia elétrica do Brasil por quatro anos e dez meses e a demanda elétrica de uma cidade do porte de São Paulo por 78 anos.

A marca de 2,3 bilhões de MWh acontece na mesma semana em que Itaipu cravou 76,3 milhões de MWh este ano, superando a produção anual estabelecida em contrato, que é de 75 milhões de MWh. A usina também deixou para trás o volume de energia produzido no mesmo período de 2014. Em todo o ano passado foram gerados 87,6 milhões de MWh e a estimativa é que a produção deve chegar em 31 de dezembro a 89 milhões de MWh.