10/11/2015

Subsecretário apresenta OTGM para o vice-prefeito de São Vicente

O subsecretário de Mineração da Secretaria Estadual de Energia e Mineração, José Jaime Sznelwar, apresentou nesta segunda-feira, 9 de novembro, para o vice-prefeito de São Vicente, João da Silva, o ordenamento territorial geomineiro (OTGM) do município com o objetivo de inserir a mineração no plano diretor da cidade.

Além da identificação de áreas com potencial mineral, o OTGM de São Vicente apresenta áreas que já foram utilizadas. “Queremos mostrar que é possível fazer uma boa destinação de áreas que já foram exploradas. Com planejamento e investimento correto de recursos esses locais podem se transformar em excelentes equipamentos de cultura e de lazer para a população local e para o turista”, explica Sznelwar.

Dentro de duas semanas os técnicos da prefeitura de São Vicente voltarão a se reunir com os técnicos da subsecretaria de Mineração para esclarecer alguns pontos do OTGM que poderão fazer parte do plano diretor do município, bem como a redestinação de áreas mineradas.

Participaram também da reunião o especialista em Mineração da Secretaria Estadual, Antonio Camargo Junior, secretários municipais e técnicos da prefeitura nas áreas de meio ambiente, turismo e desenvolvimento.

OTGM

O Ordenamento Territorial Geomineiro (OTGM) é um estudo que oferece bases técnicas para estabelecer o zoneamento minerário. Esse instrumento pode ser utilizado pelos municípios como parâmetro para a realização de seus planos diretores.

A implementação do Programa de Ordenamento Territorial Geomineiro (OTGM) no Estado de São Paulo é uma iniciativa da Secretaria de Energia e Mineração, por meio da subsecretaria de Mineração. O objetivo é promover a inserção das atividades de mineração nos instrumentos municipais de ordenamento territorial e nos planos regionais de desenvolvimento econômico e de preservação ambiental.