29/12/2015

Belo Monte recebe mais de 1 mil toneladas de equipamentos

A hidrelétrica de Belo Monte (PA-11.233 MW) recebeu na estação de transbordo de carga, situada em Vitória do Xingu, grandes equipamentos para a montagem eletromecânica. São duas rodas de turbinas, um eixo da turbina e um transformador elevador que serão instalados na casa de força principal, a qual terá 18 unidades geradoras com capacidade instalada de 11 mil MW. Junto os equipamentos pesam 1.020 toneladas e percorreram mais de 2 mil quilômetros por transporte rodoviário, marítimo e fluvial.

Com 320 toneladas, uma das rodas da turbina veio da fábrica da Andritz, em Araraquara (SP), e será montada na unidade geradora 3. A viagem iniciada em outubro durou cerca de 70 dias. Com mesmo peso, a outra roda foi fabricada pela Alstom e está destinada à turbina 6. No carregamento, que deixou Taubaté (SP) no final de outubro, chegou o eixo de turbina, de 110 toneladas, para a mesma unidade geradora e o sétimo transformador elevador da casa de força principal, de 270 toneladas.

Chegadas em Vitória do Xingu no dia 16 de dezembro, as peças estão sendo transportadas para a área de montagem de Belo Monte, que atualmente está em fase de enchimento dos reservatórios para, em seguida, iniciar testes e comissionamentos nas turbinas. A previsão é que a usina comece a gerar energia comercialmente em março de 2016.