07/12/2015

BNDES capta US$ 100 mi com bancos japoneses para projetos de energia renovável

Contrato foi firmado nesta quinta, 3, com o Japan Bank for International Cooperation (JBIC), The Bank of Tokyo-Mitsubishi UFJ e o Mizuho Bank, Ltd

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) firmou nesta quinta-feira, 3, contrato para captação de recursos junto a três bancos japoneses, no valor de US$ 100 milhões. A operação foi fechada em Tóquio e tem como titular o Japan Bank for International Cooperation (JBIC), ao qual estão associados o The Bank of Tokyo-Mitsubishi UFJ e o Mizuho Bank, Ltd.

A captação foi realizada no âmbito da Linha GREEN (Ação Global para Conciliar o Crescimento Econômico com a Preservação do Meio Ambiente), que tem como objetivo o apoio a projetos que favoreçam a preservação do meio ambiente global, promovendo a redução da emissão de gases do efeito estufa e a geração de energia a partir de fontes renováveis.

Trata-se do quarto contrato de captação entre o BNDES e o JBIC no âmbito da Linha GREEN. Os três primeiros foram assinados em 2011, 2014 e março de 2015. O BNDES opera, desde a década de 50, em parceria com organismos multilaterais e agências governamentais para diversificar e ampliar suas fontes de recursos para financiamentos. O relacionamento entre o BNDES e o JBIC começou em 1962 e, desde então, 17 contratos já foram assinados, incluindo esta nova cooperação na Linha GREEN.

Com a celebração deste novo contrato de empréstimo, o BNDES dá continuidade à sua estratégia de ampliar o relacionamento com instituições financeiras internacionais, aumentando a escala dos investimentos que realiza em parceria com organismos multilaterais e agências governamentais.