21/12/2015

Comgás e Bio Ritmo implantam primeiro aparelho compacto de microcogeração de energia no Brasil

A Companhia de Gás de São Paulo (Comgás) acaba de colocar em funcionamento, na unidade Moema da academia Bio Ritmo, o primeiro aparelho compacto no Brasil que permite a microcogeração de energia a partir do gás natural.

O modelo, um CHP (Combined Heat and Power) fabricado pela Yanmar, será utilizado para o aquecimento da água de duas piscinas — uma semiolímpica adulto (25mx12m) e outra infantil (15mx5m) ou das 36 duchas dos vestiários e, ainda, para o fornecimento de eletricidade para as atividades de suporte à academia, entre ela a climatização de ambientes. O novo aparelho, a gás natural, tem capacidade para gerar aproximadamente 25 kW, com consumo médio mensal de 1.400 m³ de gás natural.

Com a aplicação, o uso da energia elétrica da concessionária local (AES Eletropaulo) deixará de ser o único meio de fornecimento da unidade da Bio Ritmo em Moema. A academia utilizava até então, na piscina, um conjunto de geradores de energia com quatro bombas elétricas de calor, de capacidade insuficiente para atender à demanda da unidade, em períodos do ano com baixa temperatura ambiente.

O investimento é resultado de uma parceria entre a Comgás e a Bio Ritmo. A Comgás analisa desde 2014 a viabilidade operacional do aparelho. “No próximo ano, acompanharemos de perto o desempenho dessa aplicação. Além de observar os aspectos técnicos, pretendemos apresentar a aplicação e promover capacitações a projetistas, construtoras, universidades e representantes da própria Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), entre outros entes do mercado”, explica Alisson Granville, consultor de Inovação da Comgás.
“Ficaremos atentos a questões como sazonalidade e da conexão do aparelho na rede elétrica da concessionária para demonstrar todos os potenciais benefícios dessa aplicação”, completa Granville, acrescentando que o aparelho também pode ser uma boa opção para condomínios residenciais, hotéis, restaurantes, estabelecimentos comerciais e até hospitais.
Os ambientes da academia que utilizarão a energia gerada pelo equipamento apresentam demandas alternadas conforme a época do ano: o ar condicionado, por exemplo, é potencializado no verão, enquanto o aquecimento das piscinas é intensificado no inverno.

De acordo com Luiz Matos Araujo, coordenador de projetos especiais da Bio Ritmo, que pertence ao maior grupo de academias da América Latina, o consumo consciente de energia é fundamental em qualquer empresa e, por isso, a Bio Ritmo foi receptiva ao projeto desde o primeiro momento em que foi procurada pela Comgás.

“Estamos sempre atentos a possibilidades de inovação e a diversificação da matriz energética é um ponto essencial para a gestão do nosso negócio, garantindo mais segurança energética, eficiência aos serviços e até mesmo redução de custos — hoje, o custo da energia elétrica no país é bastante elevado nos horários de ponta (17h30/20h30)”, afirma o coordenador de projetos especiais da Bio Ritmo.

A diversificação da matriz energética pode representar economia. Desde que foi implantado o sistema de bandeiras tarifárias pela Aneel, no início de 2015, a bandeira tarifária está no modo vermelho. Isto significa para os consumidores o pagamento de um adicional pelo consumo de energia elétrica.

O aparelho — O uso do gás natural em aparelhos CHP possibilita a obtenção de dois insumos energéticos de consumo simultâneo: o calor para sistemas de água quente e a eletricidade. O uso do CHP, destaca o consultor de Inovação da Comgás, Alisson Granville, acompanha as tendências mundiais de geração de energia e sustentabilidade, que buscam soluções que reduzam as emissões de poluentes, pois produzem energia nos locais de consumo, evitando as perdas provocadas pelo seu transporte em longas distâncias.

“Essa alternativa já é bastante utilizada na Europa, por exemplo, e tem propiciado o incremento saudável do mercado de fornecimento de energia, tornando-se um benefício direto a cada consumidor. O equipamento ajuda a difundir o uso do gás natural como insumo energético, não somente nas plantas de grande porte como, por exemplo, as usinas termoelétricas. Agora, poderemos ter a percepção de novos horizontes que beneficiam o comércio e a residência”, destaca Granville.

O que é cogeração — Cogeração é o processo operado em instalação específica para fins da produção combinada das utilidades de calor e energia mecânica. Esta última geralmente é convertida em energia elétrica a partir de uma fonte de energia primária — o gás natural, no caso de projetos da Comgás.

A cogeração a gás natural é especialmente indicada para empreendimentos que buscam competitividade operacional, autossuficiência energética, segurança e qualidade da energia elétrica recebida e sustentabilidade através de uma alta eficiência energética.

Um sistema de cogeração pode ser configurado a partir de diversos sistemas, como por exemplo, de uma turbina a gás ou de um motogerador. O aproveitamento térmico a partir da geração pode ser aplicado em outras utilidades para o mercado industrial, comércio ou serviços. As utilidades aplicadas mais frequentemente são: vapor, água quente e água gelada (para ar condicionado).

A operação do sistema, para o caso do CHP, é realizada pelo próprio consumidor — nesse caso, a equipe da própria unidade da Bio Ritmo. Já a manutenção será realizada pelo corpo técnico da Yanmar, fabricante do aparelho. O segmento de cogeração possui tarifa diferenciada frente aos outros segmentos.

O gás natural é um energético sempre atual, seguro e prático, gerando baixa emissão de poluentes e melhorando sensivelmente as condições ambientais. Dispensando armazenamento no seu local de uso, o gás natural pode ser aplicado em diversos segmentos.

Nas residências, o uso é indicado para fogão, aquecedor de água, lareira, churrasqueira, piscinas, calefação e na climatização de ambientes. Já o comércio e setor de serviços pode utilizar o gás natural em fornos, fogões, fritadeiras, climatização e geração de energia. O gás natural também pode ser utilizado nos veículos, com a instalação do kit para uso Gás Natural Veicular (GNV) e nas indústrias.

Perfil — A Companhia de Gás de São Paulo (Comgás) é a maior distribuidora de gás natural canalizado do Brasil e atende mais de 1,5 milhão de clientes do estado de São Paulo. A empresa emprega recursos tecnológicos pioneiros no desenvolvimento, implantação e gerenciamento das redes de distribuição e na expansão dos serviços, interligando grandes bacias de gás com o maior mercado consumidor do país: a Região Metropolitana de São Paulo, a Região Administrativa de Campinas, a Baixada Santista e o Vale do Paraíba.

A área de concessão da Comgás abrange 177 cidades do estado de São Paulo, que representam aproximadamente 26% do PIB brasileiro e mais de 35% do consumo de energia do País. Atualmente a companhia possui cerca de 13 mil quilômetros de rede de distribuição atendendo clientes em 79 municípios, abastecendo os segmentos industrial, comercial e residencial, além de fornecer gás natural veicular (GNV) e viabilizar projetos de cogeração e climatização.

Perfil—Fundada em 1996, a rede de academias Bio Ritmo possui cerca de 50 mil alunos e 29 unidades localizadas nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Pará. A Bio Ritmo tem como proposta oferecer um serviço sofisticado para quem busca atendimento especializado, equipamentos modernos e ampla grade de aulas de ginástica. A marca faz parte do Grupo Bio Ritmo, 4º maior em crescimento de receita entre 2013 e 2014, juntamente com a Smart Fit, segundo o relatório global 2014 da IHRSA