17/12/2015

Desperdício de energia no Brasil chega a R$ 12 bilhões

A Associação Brasileira das Empresas de Serviços de Conservação de Energia (Abesco) apontou que o Brasil desperdiçou R$ 12 bilhões apenas com energia elétrica nos últimos cinco anos. A associação ainda afirma que o desperdício aumente proporcionalmente nos próximos anos.

O fato de os equipamentos consumidores de energia elétrica em todos setores (industrial, comercial, serviços e residencial) estarem ficando mais velhos e obsoletos é uma das causas do grande desperdício de energia. Nesse ponto, a eficiência energética em todos os setores da economia se mostra mais do que necessária.

Sabendo dos altos índices, a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) iniciou um trabalho para estimular a troca dos motores elétricos e promover a eficiência energética. Ação que contou, inclusive, com a participação e sugestões da Abesco.

Uma agenda será montada para que o Plano Nacional de Eficiência Energética (PNEf) seja efetivamente colocado em prática a partir de 2016 e assim seja possível alcançar a meta de redução de 10% no consumo de energia em 2030.