30/12/2015

Efficientia e BDMG vão atuar juntos em projetos de eficiência energética

A Efficientia –  empresa do grupo Cemig de soluções para eficiência energética – e o Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais vão atuar em conjunto nos projetos de eficiência energética para as empresas mineiras. Acordo de cooperação técnica foi assinado na última segunda-feira, 28 de dezembro, na sede do BDMG, em Belo Horizonte (MG). O acordo deverá ajudar a alavancar financiamentos públicos e privados para projetos de eficiência e solução energética.

As duas instituições vão somar as suas expertises para proporcionar a melhor assessoria para os interessados em implantar projetos visando à racionalização do consumo em empreendimentos de médio e grande porte, bem como proporcionar soluções viáveis e baratas para demandas energéticas. Com a cooperação, os clientes identificados tanto pela Efficientia quanto pelo BDMG serão auxiliados em questões técnicas e financeiras, respectivamente. A Efficientia apoiará as empresas na construção de projetos de investimento, realizará avaliações de viabilidade de projetos e acompanhará a implementação dos projetos. Já o BDMG, por sua vez, supervisionará a elaboração de projetos de financiamento e fará a análise de crédito e dos projetos financeiros apresentados pelas empresas. O banco realizará ainda a gestão de crédito e os acompanhamentos financeiro e contratual para os solicitantes.

O diretor presidente da Efficientia, Alexandre Heringer Lisboa, considera que este acordo será fundamental para o papel desempenhado pelas duas instituições e para toda a sociedade, que busca a sustentabilidade ambiental. Segundo ele, os clientes da Efficientia, além de contarem com toda a engenharia da empresa na viabilização de projetos de eficiência energética, agora também poderão contar de forma mais facilitada de todas as soluções financeiras do BDMG.

Para o presidente do BDMG, Marco Crocco, a parceria com a Efficientia reforça o alinhamento de políticas públicas do Estado e o compromisso do Banco em apoiar empreendimentos de eficiência energética. De acordo com ele, uma das metas estratégicas do BDMG é a atuação em torno do desenvolvimento sustentável, e a eficiência energética é um dos setores que serão priorizados devido à sua importância.