10/12/2015

Governo de SP aprova faixas de domínio e Gas Natural Fenosa construirá dutos para atender nova unidade da Toyota em Porto Feliz

O governador Geraldo Alckmin declarou de utilidade pública o trecho onde serão realizadas as obras de passagem dos dutos de gás natural para atender a nova unidade da Toyota, que está sendo construída na cidade de Porto Feliz (SP). A medida foi autorizada pelo decreto 61.680, publicado no dia 4 de dezembro, no Diário Oficial do Estado.

O ramal de distribuição de gás natural totaliza cerca de 10 km de extensão, partindo do city gate (estação de entrega) da cidade de Itu (SP) até a fábrica japonesa em Porto Feliz, que produzirá motores a partir de março de 2016.

“O gás natural é fundamental para a indústria e nos próximos anos deverá se transformar no insumo que dará segurança energética para o Estado de São Paulo. A construção de novos dutos é um passo essencial para essa transição”, explica o secretário de Energia e Mineração, João Carlos Meirelles.

A obra de construção da rede de gás natural soma um investimento de mais de R$ 8 milhões, realizado integralmente pela empresa distribuidora Gas Natural Fenosa, gerando 80 novos postos de trabalho na região.

As obras serão iniciadas assim que a licença de instalação for emitida pela Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo). A previsão de conclusão da obra é de três meses.

O diretor-geral da Gas Natural Fenosa em São Paulo, Miguel Marcelo Napolitano, ressalta a importância de mais esse investimento realizado pela empresa para a expansão do uso do gás natural canalizado no interior do Estado de São Paulo, assim como para o desenvolvimento de toda a região. “O gás natural é um dos fatores-âncora para a atração de novos investimentos à região, a exemplo da implantação da nova fábrica da Toyota em Porto Feliz, que irá gerar centenas de empregos, assim como arrecadação de impostos para o município e demanda por serviços locais”, afirmou.