22/12/2015

Meirelles entrega OTGM para os sete municípios da aglomeração urbana de Jundiaí

O Ordenamento Territorial Geomineiro (OTGM) da região de Jundiaí, estudo que pode ser utilizado pelos sete municípios como parâmetro para seus planos diretores, foi entregue aos prefeitos nesta segunda-feira, 21 de dezembro, pelo secretário de Energia e Mineração do Estado de São Paulo, João Carlos Meirelles, durante a reunião do Conselho de Desenvolvimento da Aglomeração Urbana de Jundiaí (AUJ).

“Esse estudo, que foi realizado com o apoio do Instituto de Pesquisas Tecnológicas, traz todo o detalhamento da situação do solo na região e tem como objetivo promover a inserção das atividades de mineração nos instrumentos municipais de ordenamento territorial e nos planos regionais de desenvolvimento econômico e de preservação ambiental”, explica Meirelles.

O documento, que contem 403 páginas, foi entregue em formato digital e pode ser acessado clicando aqui.

Durante a reunião o secretário de Energia e Mineração apresentou projetos da pasta e sugeriu a inserção de alguns temas para serem estudados pelo AUJ. Entre os assuntos estão a construção de uma termoelétrica a gás natural para garantir segurança energética na região e diminuir o número de quedas de energia elétrica devido a problemas nos postes e linhas de transmissão, a adoção do modelo de geração distribuída em grandes centros comerciais, indústrias e órgãos públicos e a geração de energia a partir do lixo com a redestinação dos resíduos sólidos.

Em virtude das propostas, o Conselho aprovou, na mesma reunião, a criação da Câmara Temática Mista de Resíduos Sólidos e Energia, que estudará o modelo adotado por Piracicaba para verificar a possibilidade da construção de uma usina produtora de energia a partir do lixo. O prefeito Pedro Bigardi destacou os avanços de Jundiaí neste tema. “Jundiaí é modelo no Estado e no Brasil no aproveitamento dos resíduos sólidos na construção civil, que são utilizados em obras públicas.”

Participaram da reunião os prefeitos de Campo Limpo Paulista, José Roberto de Assis; Louveira, Nicolau Finamore Júnior; Várzea Paulista, Juvenal Rossi; subsecretário de Assuntos Metropolitanos, Edmur Mesquita; subsecretário de Mineração do Estado, José Jaime Sznelwar; o chefe de gabinete da Secretaria de Energia e Mineração, Marco Antonio Castello Branco; representantes das secretarias estaduais de Transporte Metropolitanos; Logística e Transporte; Saneamento e Recursos Hídricos; Planejamento e Gestão; Desenvolvimento Social; Meio Ambiente; Saúde; Educação; Cultura; Emplasa; Conselhos Municipais do Idoso; Forcis, Mauristius Reisky; secretário de Saúde de Jundiaí, Luis Carlos Casarin; Serviços Públicos, Aguinaldo Leite; e assessor especial para AUJ, Marco Antonio Marchi.