01/02/2016

Comgás testa GNV “delivery”

Dono da primeira residência da América do Sul certificada com selo Leadership in Energy and Environmental Design (LEED), o engenheiro João Barassal também tornou-se pioneiro no uso de um sistema de abastecimento de gás natural veicular (GNV) que lhe permite encher o cilindro do seu veículo convertido sem precisar sair de casa.

Com base em conceito já testado em países europeus, a Comgás instalou na propriedade do seu cliente, na capital paulista, um dispenser que pode ser manuseado sem necessidade de treinamento mais complexo. O processo de abastecimento pode ser feito durante à noite, já que, por conta da rede de baixa pressão, a operação é mais demorada do que num posto de rua dotado de compressores de alta capacidade.

A Comgás, que acertou parceria com a empresa Smart Eco House, responsável pelo projeto de sustentabilidade da residência, aproveitou a iniciativa para fazer um estudo de caso, segundo informa o gerente de Marketing na área Industrial e Transporte, Ricardo Vallejo. A experiência vai permitir observar o comportamento do equipamento (produzido na Itália pela BRC), a praticidade e aplicabilidade para o segmento. A ideia, caso necessário, é também contribuir para a criação de normas e certificação para que o produto possa ser aplicado no futuro de acordo com a legislação brasileira.